Decorar um espaço, seja para moradia, trabalho ou diversão, passa também pela necessidade de manter o espaço bem iluminado. Por isso, existem milhares de lojas especializadas em luminárias. Os modelos são diversos e cada um deles é indicado para um determinado ambiente e para um fim específico.

Comprar uma luminária que não concorde com o objetivo pretendido pode tornar todo o seu projeto decorativo algo inútil. Um ambiente pouco ou mal iluminado é o terror de qualquer casa ou escritório. Precisamos de luz para enxergar e nem sempre a luz do sol consegue chegar a todos os espaços das casas.

Para entender melhor se você deve investir em uma luminaria de teto ou uma luminária embutida, por exemplo, separamos alguns exemplos de tipos de luminárias e onde elas devem ser usadas. Vale deixar claro que nossas dicas se tratam de sugestões e nada impede que você crie a iluminação que preferir para o seu espaço.

Lustres

O rei dos clássicos, o lustre é a luminária mais utilizada pelos decoradores. Além de darem uma iluminação bastante razoável, os lustres também são peças de estilo e oferecem um ar de sofisticação ao espaço. Existem os famosos lustres luxuosos, presentes em espaços como castelos e teatros antigos. Feitos de cristais e pedras preciosas, esses lustres são uma grande atração nesses espaços requintados.

Agora, existem também lustres mais simples, voltados para decoração de casas e espaços mais simples. Eles ficam sobre mesas de jantar, salas de estar e outros espaços onde a iluminação deve ornar com uma peça de sofisticação. Lustres são uma boa escolha para quem quer luz e beleza no mesmo lugar.

Arandelas

Presas na parede como vasos de plantas, as arandelas são uma ótima escolha para quem busca por uma iluminação indireta. Normalmente, as arandelas são usadas nos espaços externos da casa, como áreas da piscina. Elas ajudam a iluminar o ambiente sem deixar o espaço muito claro. É uma ótima forma de garantir conforto e privacidade em locais específicos.

Abajur

O quebra-luz, como é traduzido do francês, é um dos itens mais queridos pelos brasileiros. Presentes em muitas cabeceiras de cama, perfeitos para quem gosta de uma leitura noturna, o abajur é um tipo de luminária que traz praticidade para o dia a dia, sem deixar de lado uma boa dose de requinte e sofisticação. É uma ótima pedida para quem busca uma meia luz difusa no ambiente, que ajude a iluminar ambientes escuros no meio da noite.

Luminárias de chão

Itens de requinte, as luminárias de chão são perfeitas para escritórios e consultórios, onde as pessoas passam boa parte do tempo sentadas em poltronas e sofás. Elas ajudam a iluminar o ambiente e deixam o chão ainda mais claro. Quando usadas com outros itens claros, elas acabam por iluminar todo o ambiente como se fossem um sol interno.

Plafons

Um modelo de luminária de teto, os plafons são presos e emite uma luz para cima que reflete no teto e depois é enviada para o chão. É um ótimo objeto para quem busca uma iluminação indireta vindo do teto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui